Postagens do Blog

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, COMO COMEÇAR?

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, COMO COMEÇAR?
Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.
A importância do planejamento estratégico antes de começar qualquer negócio, seja startup, empresa individual ou empresa de grande porte, a sobrevivência da empresa dependerá de um planejamento estratégico, de preferência, feito com a participação de todos. A TI, é de vital importância para agregar valor ao seu produto.

Começo o artigo perguntando: O que é planejar?

Planejar é pensar antes de agir.

Qualquer empresa nos dias atuais precisa fazer o seu planejamento estratégico, porque pela intensa e desgastante concorrência que temos no mundo atual, se não tivermos previsto o que vamos investir e gastar, a situação vai ficando cada vez mais sem controle. A melhor forma de se começar um planejamento estratégico é pela matriz SWOT.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, COMO COMEÇAR?
Após você definir as forças, fraquezas, oportunidades e as ameaças, você pode melhorar a missão e visão da sua empresa, e consolidando a missão e a visão você chega facilmente nos valores.
O próximo passo é definir os objetivos estratégicos, baseando-se no que você definiu na Matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).
Na sequencia divida os objetivos estratégicos em Aprendizagem e Crescimento, Processos Internos e Resultados Para a Sociedade.
Se você for utilizar o modelo BSC (Balanced Score Card), o modelo ficará assim:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, COMO COMEÇAR?
Onde usuários e sociedade = Resultados para a sociedade
Aprendizagem e Crescimento = Pessoas e conhecimento
Processos Internos = Processos Internos
O período de planejamento depende da projeção da empresa que você trabalha.
Feito isto, você vai definir facilmente os indicadores, as metas destes indicadores e o plano de ação.
Para facilitar os próximos planejamentos estratégicos, peça para cada diretor de área fazer o seu não esquecendo que financeiro, contabilidade, TI e outras áreas que você tiver deverão estar alinhadas ao planejamento estratégico da empresa e a regra de negócio. O ITIL é uma biblioteca de boas práticas que ajudam a implementar serviços de TI alinhadas a regra do negócio, agregando valor e reduzindo ônus e riscos. Feito o planejamento estratégico, criar o PDTIC é o próximo passo da TI.

Veja também:
TI Verde
Passos para se criar o PDTIC

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Maquina Virtual

  O QUE É UMA MÁQUINA VIRTUAL Uma máquina virtual , conhecida como guest, é criada dentro de um ambiente de processamento, chamado host. ...

Postagens Mais Visitadas

Últimas Postagens