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quarta-feira, 1 de novembro de 2017

GOVERNANÇA DE TI, ALINHAMENTO COM A REGRA DO NEGÓCIO

GOVERNANÇA DE TI, ALINHAMENTO COM A REGRA DO NEGÓCIO

Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.
Quando queremos aumentar a produtividade, com objetivo de ganharmos mais mercado, vender mais, lucrar mais, gerar mais empregos. Para que tudo isto aconteça é necessário alinhar a TI com a regra do negócio, divulgando as boas práticas.
Para começar divulgando as boas práticas temos que ter o foco no negócio da empresa, de que forma a TI vai colaborar para que se agregue valor ao produto, agilize a venda deste produto, conquiste novos clientes, enfim, tudo alinhado com a visão, missão e planejamento estratégico da empresa, para que realmente tenhamos no final o lucro com o gasto mínimo de recursos. Para que tudo isto aconteça, a TI será um facilitador no cumprimento do planejamento estratégico, onde deverá:

   Criar catálogo de serviços 

   Organizar a SLA (Service Level Agreement)

   Gerenciar os serviços do catálogo para que a SLA se cumpra

   INDICADORES

   Alinhamento do PDTI com o PDI

   Gestão de Riscos

   Capacitação em ITIL/COBIT

   Capacitação em cursos específicos

   Integração do Pessoal de TI

Definido os itens acima pelo pessoal da TI juntamente com a diretoria da empresa, reunindo os colaboradores para que este conhecimento organizacional seja feito de forma a envolver todos de forma inovadora, para que cheguemos às mudanças que trarão os benefícios esperados, para serem cumpridas as metas, chegando a definições do que na TI deverá ser atualizado, trocado e descartado.
A atualização de equipamentos deverá ser feita, trocando placas mães, memórias (DDR3 por DDR4), HDs, infraestrutura de redes (trocando cabos categoria 5E por 6A ou 7A), atualizando placas de rede, Switch e outros ativos de rede. A grande maioria das empresas tem uma grande resistência em efetuar a troca de equipamentos, pois na cabeça de muitos empresários, se “está funcionando” não precisa trocar. Até que um cliente liga reclamando que o acesso na internet está lenta, e este problema se alastra, tendo como consequência a perda da fatia de mercado conquistada, perda de clientes, lucro e como consequência dispensa de funcionários, simplesmente porque não foi cumprido o que foi planejado no PDTI, pelo pessoal da TI em conjunto com a diretoria. A atualização de equipamentos acima mencionada além de aumentar a velocidade de acesso, traz a imagem positiva de uma empresa que está focada no cliente e na prestação de serviços com qualidade, agregando assim valor ao produto, e, principalmente redução de custos operacionais, na conta de luz, pois a atualização de equipamentos traz a redução no consumo de energia.
Ao ter uma TI alinhada à regra de negócio, com planejamento de gastos e custos operacionais, Gestão de riscos, procedimentos operacionais padrão (POPs), treinamento de usuários, atualização de equipamentos, ferramentas adequadas para avaliação de mercado, planos de contingência, não ocorrerão surpresas, pois, tudo foi previsto no PDTI. A conquista do mercado será uma consequência deste planejamento.
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

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