Postagens do Blog

HYPERTRANSPORT

HYPERTRANSPORT

Criado 26/jun/2005 às 22h03 por Carlos E. Morimoto



O Athlon 64 não utiliza mais um barramento frontal, como nos processadores antigos, mas sim um link HyperTransport que liga o processador ao chipset. Existe um clock de referência de 200 MHz, que substitui o FSB, gerando a freqüência do processador, da memória e do próprio barramento HyperTransport.
O HyperTransport é um barramento ponto a ponto, muito similar ao PCI Express sob diversos pontos de vista. A principal idéia é criar um barramento bastante rápido e de baixa latência utilizando poucas trilhas de dados.
Um link HyperTransport é sempre bidirecional, composto por dois links com de 2 a 32 bits de largura cada. Os dados são transmitidos duas vezes por ciclo (como nas memórias DDR) e a freqüência de operação pode ser de 200 MHz a 2.6 GHz. Só para efeito de comparação, o barramento PCI opera a apenas 33 MHz, com apenas uma transferência por ciclo; isso faz com que a velocidade de transmissão seja muito baixa para os padrões atuais (apenas 133 MB/s), mesmo com o barramento transmitindo 32 bits de dados por ciclo.
O padrão HyperTransport é desenvolvido por um conjunto de fabricantes, por isso é utilizado em diversos dispositivos, indo do Xbox da Microsoft a roteadores da Cisco. Os Chipsets nForce, para placas soquete A, por exemplo, já utilizavam o HyperTransport para interligar a ponte norte e a ponte sul do chipset bem antes do Athlon 64 ser lançado.
No caso dos processadores AMD64, são utilizados links com 16 bits de largura em cada direção (16 pares), operando a 800 MHz (nas placas soquete 754) ou 1.0 GHz (nas placas soquete 939, 940 e AM2). Como são realizadas duas transferências por ciclo, podemos dizer também que a freqüência "efetiva" é de (respectivamente) 1.6 GHz e 2.0 GHz
As placas AM3, cujo lançamento está previsto para 2008, trarão um barramento atualizado, capaz de operar a 2.0 GHz (4.0 GHz efetivos). Esta expansão não traz ganhos diretos, já que apenas aumenta a banda disponível para a comunicação entre o processador e o chipset, sem influenciar na velocidade dos demais componentes. Ela serve apenas para evitar potenciais gargalos no futuro, conforme novos dispositivos e barramentos forem sendo incorporados.
Com 16 bits de largura e operando a 800 MHz, com duas transferências por ciclo, temos um total de 6.4 GB/s de transferência de dados (3.2 GB/s em cada direção), o que é uma marca espantosa. Ao aumentar a freqüência para 1.0 GHz, a taxa de transmissão sobe para 8 GB/s e, ao atingir 2.0 GHz, a taxa sobe para nada menos do que 16 GB/s.
Apesar da brutal taxa de transferência, o link HyperTransport é composto por um número relativamente pequeno de trilhas na placa-mãe. Em muitas placas, é possível ver claramente as trilhas do HyperTransport ligando o processador ao chipset.

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Maquina Virtual

  O QUE É UMA MÁQUINA VIRTUAL Uma máquina virtual , conhecida como guest, é criada dentro de um ambiente de processamento, chamado host. ...

Postagens Mais Visitadas

Últimas Postagens