Postagens do Blog

BIOS

BIOS

BIOS
É o Sistema Básico de Entrada/Saída ("Basic Input/OutputSystem") é o sistema de ativação de entradas e saídas, ou seja, é o programa básico do computador, encarregado de ativar seus recursos como processador, placa de vídeo, unidades de disco (disco rígido, CD, disquete, pendrive) mouse, teclado, monitor, memória. Portanto, o BIOS inicializa todos os dispositivos básicos do sistema e, logo a seguir entrega o comando ao sistema operacional.



O BIOS é gravado em memória ROM (Atualmente em FlashROM)pois, logo que se liga o computador o microprocessador ainda não pode dispor de seus recursos básicos, assim o BIOS é gravado em memória permanente e programado em código de máquina, de modo a inicializar o computador, sem depender de qualquer outro programa.



Para manter as configurações da BIOS, uma bateria é usada. Portanto, mesmo com o computador desligado, o relógio e as configurações de hardware são mantidos ativos. Assim, ao ligar o computador o BIOS executa o auto teste inicial do sistema. 

Boot - a inicialização do sistema

O computador aciona seus circuitos, testa cada um deles, carrega o sistema operacional e se põe à disposição do usuário, sem ajuda externa. 



Na mesma memória ROM onde o BIOS fica armazenado, também estão mais dois programas: o Setup e o POST. O Setup é um programa de configuração do BIOS, que permite configurar parâmetros como ordem de boot, tamanho dos discos instalados... 



A seguir o POST ("Power On Self Test") faz um autoteste de partida, ou seja executa uma série de testes sempre que se liga o sistema, inclusive o teste de contagem de memória. Se tudo estiver em ordem, o sistema operacional é carregado. E, só então, são carregados os drivers e programas auxiliares. (Os drivers são extensões do sistema operacional que se destinam a controlar equipamentos e placas).

Depois que os recursos básicos foram ativados pelo BIOS e testados pelo POST o computador fica com o microprocessador disponível para receber instruções e executá-las. Com o sistema operacional carregado o computador está pronto para executar os comandos e também os outros programas.

Sistema Operacional
O sistema operacional (S.O.) é uma espécie de base sobre a qual são executados diversos programas utilizados por um computador. Em português europeu é denominado sistema operativo.



É o intermediário, a interface entre o hardware e o software, ou seja, entre os componentes físicos do computador com os programas. Essa é uma perspectiva do usuário ou do programador (visão "top-down" - de cima para baixo). 



Já em uma perspectiva de baixo para cima (visão "bottom-up") é um gerenciador de recursos, ou seja, controla quando e quais recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados. E quais aplicações (processos) podem ser executadas.

Na prática, o sistema operacional consiste de uma série de programas gravados no disco rígido que são carregados na memória (ou seja, são levados à memória RAM) e são executados ( "rodam" ) assim que o computador é ligado. 

Portanto, logo que o sistema operacional entra em funcionamento é feito um ajuste e, também, a verificação de todos os periféricos existentes. Então, o sistema fica esperando comandos do usuário.

Ao emitir um comando desencadeia-se a execução de tarefas bem determinadas (exemplos: ler a tecla pressionada no teclado, gravar na memória de vídeo o código de um caracter, transferir um arquivo de uma mídia externa (por exemplo: um disquete, um CD ou de um pendrive) para a memória principal, apagar um byte gravado na memória etc.)

O S.O. é uma plataforma sobre a qual se pode executar vários tipos de programas, como aplicativos e jogos. Assim, um sistema operacional é utilizado para operar e gerenciar a ação dos outros programas e coordená-los com a atividade do equipamento, inclusive os periféricos (teclado, monitor, mouse, impressora ...).

Portanto, é o S.O. que recebe as ordens do usuário, traduzindo-as para uma linguagem compreensível pelo computador. Ele também traduz, em uma linguagem mais acessível, a resposta da máquina aos comandos do usuário. Ou seja, o sistema operacional pode ser considerado um intérprete entre o usuário e o computador, além de ser um gerenciador das atividades realizadas pela máquina.

Atualmente são usadas interfaces gráficas, ou seja, na tela do sistema aparecem imagens (ícones) que, quando clicadas, dão acesso a funções de programas instalados e do sistema, por meio do teclado ou de simples cliques de mouse.

Portanto, a função de um S.O. é controlar todos os equipamentos instalados na máquina, permitindo que se possa executar as tarefas básicas de um computador, por meio da ativação de elementos na tela, tais como: ícones, opções de menus, janelas, opções em janelas etc.

Alguns exemplos de sistema operacional são: Linux (em suas várias distribuições: Debian, Conectiva, Mandrake, Red Hat, Kurumin, Ubuntu , SUSE, ...), OS/2, Windows (versões 95, 98, ME,  XP, Vista, 7, 8, 10), DOS, etc.



TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
SISTEMAS MONOPROGRAMÁVEIS / MONOTAREFAS
  • Primeiros sistemas operacionais
  • Execução de um único programa
  • Recursos dedicados à um único programa
  • Processador ocioso quando espera evento
  • Memória subutilizada
  • Simples implementação
SISTEMAS MULTIPROGRAMÁVEIS / MULTITAREFAS
  • Vários programas dividindo os recursos
  • Compartilhamento de memória
  • Gerenciamento de acessos aos recursos
  • Implementação complexa
  • Sistemas monousuário e multiusuário
SISTEMAS COM MÚLTIPLOS PROCESSADORES
  • dois ou mais CPU's interligadas
  • Fator chave: forma de comunicação entre as CPUś e o grau de compartilhamento de memória.
Classificação:
Fortemente acoplados: dois ou mais processadores e uma única memória
Fracamente acoplados: dois ou mais computadores conectados em linhas de comunicação

ASSUNTOS RELATIVOS A BIOS:

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS DE ARQUIVOS

HARDWARE

PLACA MÃE

INTERRUPÇÕES

BARRAMENTO

CHIPSETS

MEMÓRIAS RAM E ROM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Maquina Virtual

  O QUE É UMA MÁQUINA VIRTUAL Uma máquina virtual , conhecida como guest, é criada dentro de um ambiente de processamento, chamado host. ...

Postagens Mais Visitadas

Últimas Postagens