Postagens do Blog

domingo, 12 de novembro de 2017

EDUCAÇÃO NO BRASIL, COMO RESOLVER

EDUCAÇÃO NO BRASIL, COMO RESOLVER
EDUCAÇÃO NO BRASIL, COMO RESOLVER 
Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.
Se continuarmos com as mesmas metodologias utilizadas (quadro e giz), insistirmos em utilizar as tecnologias da mesma maneira que utilizamos quadro e giz, a qualificação e a chance de ter um emprego de nossos estudantes ficarão bastante comprometida. Necessitamos urgente de novas metodologias, como incentivo ao empreendedorismo, boas palestras e visitas técnicas de qualidade. Importante salientar que educação não é só o aprender os conteúdos ministrados em sala de aula, é a preparação do aluno para os desafios do mundo, como lidar com novas tecnologias, ser proativo, saber conciliar o seu conhecimento com resolução de problemas diários. Precisamos entender que o Brasil com seu clima tropical tem características próprias, como sol o ano inteiro, ventos em abundancia e outras energias alternativas mais. Por isso podemos aproveitar este presente da natureza, investindo no uso de energias limpas, proporcionando evolução tecnológica, criando polos de pesquisa, investindo nesta captação e geração de energia, gerando mais empregos, incentivando a educação nesta área, trazendo mais qualidade de vida  (vejam na sequencia): Paraná sai na frente em energia sustentável,           Produção energia eólica no brasil, encosta na de Itaipu,  Brasil - Gerando energia eólica mais barata .
CULTURA
Fica claro no primeiro parágrafo do texto, que conforme a tecnologia avança, o Brasil consegue acompanhar mesmo de maneira pífia os avanços ocorridos. O que falta para que o Brasil se destaque como nação de primeiro mundo, é começamos a investir em educação, valorizando a nossa história, os nossos costumes, a nossa literatura, a nossa origem. Os paleontólogos, antropólogos e outros estudiosos já provaram através de achados em sítios arqueológicos, que já haviam seres humanos vivendo por aqui a mais de 30000 anos, tempo suficiente para ter sido criado uma escrita própria nossa, pois foram achadas pinturas nas paredes de cavernas representando o dia a dia dos humanos que aqui habitavam. A história da humanidade fora do território brasileiro nos mostra que a primeira “forma” de escrita foram os desenhos, e, na sequencia alguns povos criaram uma escrita com símbolos e depois letras constituindo o alfabeto, e a partir daí com o surgimento das palavras foram aparecendo os textos que deixaram rastros de registros diários ajudando os estudiosos atuais a entenderem como viviam os nosso ancestrais. Pergunto, será que isto também não aconteceu aqui em terras tupiniquins? Se aconteceu será também que por desleixo foi perdido, sem deixar nada registrado? Espero que não, espero que achem vestígios de uma escrita “Brasileira”, e que a partir daí entendamos que temos uma história, que somos tão antigos quanto europeus e asiáticos.

HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS

Análise da história americana:

Foi colonizado, os colonizadores sempre procuraram ser independentes.

Era de ouro das ferrovias: Os Estados Unidos cresceram como nação pois havia o transporte por trem que facilitava a movimentação da população.

Era dos Titãs: Henry Ford (Automóveis), Firestone (Pneus), Thomas Edson (Eletricidade), fizeram os Estados Unidos crescerem como nação Industrializada na Região de Detroit. Foi graças ao uso da eletricidade conduzida pelo empresário Thomas Edson, que Henry Ford, conseguiu pôr em prática a linha de produção, modelo este que foi utilizado por todas as linhas de produção da época, não só de automóvel. Durante a 2a. Guerra Mundial, as forças armadas americanas ganharam a guerra, porque conseguiam produzir tanques, aviões e armas com o sistema de produção em série criada por Henry. Ford.

Vale do Silício: Um dos criadores do Transistor, William Shockley, criou a indústria de fabricação dos transistores em São Francisco, a área foi batizada de Vale do Silício, pela grande presença de empresas de eletrônicos, que utilizam o silício como matéria-prima para construção destes componentes.

Indústria Espacial: Ganhou força depois que o homem pisou na Lua.

HISTÓRIA DO BRASIL

Análise da história brasileira:

Foi colonizado por conta e risco dos fidalgos, sempre dependendo do colonizador para tudo.

Ciclo do Pau-brasil: Primeiro ciclo econômico do Brasil, normalmente a madeira era contrabandeada.

Ciclo da Cana-de-açúcar: As capitanias hereditárias cresceram com a criação de engenhos, o Brasil exportava muitos produtos derivados da cana-de-açúcar. O Ciclo acabou quando os Holandeses levaram mudas da cana-de-açúcar para as Antilhas que se tornou concorrente direto do Brasil na produção da cana.

Ciclo do Ouro: Tivemos o surgimento das artes barrocas, o rococó. Portugal enriqueceu com o ouro contrabandeado do Brasil.

Ciclo da Borracha: No início exportávamos muita borracha para fabricação de pneus, depois da criação da borracha sintética o Brasil mais uma vez teve prejuízo.

Ciclo do Café: O Brasil exportou muito café, até que veio a quebra da bolsa em 1929.

O que percebe-se verificando a história dos Estados Unidos e do Brasil, é que desde a colonização, nos Estados Unidos, tinha-se pessoas que tinham religião e eram independentes. No Brasil, todos os esforços feitos, eram contrabandeados, ou saqueados, ou seja, não se educava o povo para que cuidassem e preservassem o que era seu. Percebe-se desde o início de suas histórias, que os Americanos sempre foram tecnologia, e o Brasil sempre foi Agronegócio, que é o que vem mantendo o PIB ultimamente. Peter Drucker disse uma vez, não existem países ricos, nem países pobres, existem países bem administrados e mal administrados, ou seja, existem países que investem no que dá retorno, e o Brasil é Agronegócio.


APRENDIZADO REMOTO

Estamos passando por uma transformação muito significativa nos dias atuais, onde muitas empresas, para redução em seus custos, permitem o trabalho em HomeOffice (escritório em casa). Com a pandemia do corona vírus em 2020, Home Office tornou-se uma questão de sobrevivência, pois as autoridades tiveram que restringir a convivência social entre as pessoas, e isto afetou as escolas. Neste momento mais do que nunca está na hora de começarmos o Home School (escola em casa), e o estado do Paraná saiu na frente, pois os mesmos estão utilizando a plataforma da google, utilizando-a como ambiente corporativo para que professores coloquem os conteúdos a serem estudados, os alunos estudem, e, na sequência façam os exercícios através de formulários que a plataforma permite que sejam feitos os exercícios, e conforme o conhecimento dos professores, o aluno depois de fazer os exercícios, vê as questões que acertou, errou, e o professor já tem as questões corrigidas e com a nota de cada aluno. Este ambiente com as turmas, alunos, tarefas publicadas é o google classroom. Neste ambiente se você quiser pode fazer videoconferências com a ferramenta meet, onde todos os interessados participam trocando informações e idéias. O Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira, Inovou, os alunos apresentaram o TCC online, vejam (Cliquem no link logo abaixo do título video de apresentação do TCC em 15/07/2020).Com tudo isto que foi relatado, quem ainda não percebeu, a tecnologia chegou para mudar radicalmente a forma de ensinar, e ninguém vai perder o emprego, muito pelo contrário terá que se atualizar para não perdê-lo, bem vindos ao século XXI. 



Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

Um comentário:

Postagem em Destaque

Maquina Virtual

  O QUE É UMA MÁQUINA VIRTUAL Uma máquina virtual , conhecida como guest, é criada dentro de um ambiente de processamento, chamado host. ...

Postagens Mais Visitadas

Últimas Postagens